Pensamento #33 — Amaricando o Senhor dos Exércitos

 

O que você vai fazer, faça logo! João 13.27

Tradicionalmente, as religiões sempre pintaram a imagem de Jesus como alguém meigo, dócil, submisso e gentil. Uma rápida olhada nas obras de arte sacra lhe mostrará isso. Jesus com carinha de anjo. Jesus com unhas feitas. Jesus com cabelo de chapinha. Jesus desmunhecado. Jesus com um cordeirinho nos ombros. Sempre inofensivo. Um doce de pessoa.

Se a estratégia era fazer com que Seus seguidores se tornassem como aquela imagem, funcionou. Note a diferença entre os primeiros seguidores de Jesus e os de hoje.

Os primeiros cristãos viram Jesus em carne e osso. Os que não, O conheceram pelos apóstolos que haviam estado com Ele. Por isso eram destemidos, entregues, ousados… revolucionários. Não se intimidavam diante das implacáveis perseguições. Eram iguais ao seu Mestre. Mas como eram, e são até hoje, os cristãos que nasceram após a Igreja Romana, que virou instituição religiosa e tradicionalizou a fé? Iguais àquela imagem amaricada de Jesus criada pelos artistas religiosos. “Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam.” (Salmo 115.8)

Por que essa estratégia? Simples: pessoas passivas não incomodam ninguém. Os poderosos têm interesse nisso. É mais fácil controlar um povo que não reage a nada. A religião sempre foi uma arma eficaz nas mãos deles.

No Pensamento acima, vemos, como um raio de luz por uma brecha no telhado, um pouco da impetuosidade de Jesus ao falar com o traidor, Judas, já possuído por Satanás: “Pode vir! Vamos acabar logo com isso.” Anteriormente, ao receber um recado de ameaça do Rei Herodes, respondeu à altura: “Vão e digam para aquela raposa que Eu mandei dizer o seguinte…” (Lucas 13.32)

Se você receber o Espírito do verdadeiro Jesus, você também terá a coragem, o destemor e a intrepidez para enfrentar tudo o que lhe afronta. Sim, há hora certa para ser dócil e gentil. Quando os problemas atacam, não é essa hora.

Aplicação: Seja impetuoso e corajoso no momento da luta. Choro, passividade e pena de si mesmo não vão lhe ajudar em nada.

Você já tinha reparado os Jesuses amaricados que existem por aí? E os cristãos bananas que são fortes nos conhecimentos e fracos na fé? Como você precisaria ajustar sua visão de Jesus para que ela impacte nas suas atitudes? Deixe seu comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas