Vaidade

Resultado de imagem para vaidade 
Você ja sentiu necessidade de provar algo? De mostrar que você faz bem algo? Mostrar sua espiritualidade? Ou que sempre faz certo as coisas? Ja sentiu uma certa inveja ao ver a colega da faculdade ou da escola receber um elogio e você não? 
O que é isso Tamires, esses sentimentos e vontades feias que você diz que temos? hahah você pode estar se perguntando, mas o que vamos falar hoje tem muito a ver com coisas feias que encontramos dentro de nós. Devemos ser realistas e olharmos que muitos pensamentos, atitudes e palavras que pronunciamos não tem nada a ver com a vida que queremos andar com Deus, como a dona Nanda diz...são baratas, ratos, bichinhos feios dentro do armário do nosso coração(por falar nela a dona Nanda estará gravando vídeo baseada no livro "Mais linda em 40 dias" façam meninas! Vale a pena, eu estou nessa.) O que significa que ao notarmos algo ruim em nós, não devemos manter e sim tirar como queremos que os ratos, baratas e etc fossem mandados embora da nossa casa. E uma dessas coisas é a vaidade...

Que não só tem  a ver com a aparência ou alguém que se cuida demais, olha esse significado da palavra vaidade:

Substantivo Feminino :Característica daquilo que é vão; que não possui conteúdo e se baseia numa aparência falsa, mentirosa.Excesso de valor dado à própria aparência, aos atributos físicos ou intelectuais, caracterizado pela esperança de reconhecimento e/ou admiração de outras pessoas: demonstra excesso de vaidade ao falar; decidiu fazer caridade por vaidade pura.Auto-crítica ou opinião envaidecida que alguém possui sobre si mesmo: sua vaidade sempre está acima de tudo!Ideia exageradamente positiva que alguém faz de si próprio; presunção, fatuidade, gabo: não teria a vaidade de intitular-se sábio.Algo sem significado; futilidade: ele é composto por inúmeras vaidades.
E gostaria de mostrar esse versículo:  " Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito. " Eclesiastes 4:4
Quando queremos mostrar algo, quando olhamos para algo que alguem fez  e não recebemos nenhum elogio, quando fazemos de tudo para provar que somos algo mostramos uma vaidade muitas vezes quase invisível, algo que você tem e nem percebe. A vaidade te faz se preocupar com o que o outro vai pensar e a imagem que você quer demonstrar ser e acaba fazendo isso para sua própria vangloria, mesmo que muitas vezes isso seja para a obra de Deus, mas se la no fundo você mostra quer provar algo a alguém, isso é vaidade. Algo que não tem tanta importância assim, porque ela te esconde de quem você realmente é. Como uma mascara, ela te esconde e te faz ser vista por todos a sua volta, mas la no fundo o que realmente importa não é a gloria para Deus? Então porque querer provar algo se o que realmente importa é Ele?

Comece a se analisar  e se olhar...quantas coisas você fez com essa vaidade? Quantas coisas deixou de aprender porque guardava a vaidade, junto com um orgulho, de achar que ja sabe?Quantas vezes quis provar para o seu pastor que pode fazer algo? Quantas vezes quis passar ou fazer algo porque alguém precisava ver que você era assim ou assado? Responda-se para si mesmo e comece a olhar para você não com esse olhar de vaidade, mas com aquele olhar de combater ser quem você não é. Não mostrando ou provando algo, mas buscando ser parecida com Deus. Jesus mostrava isso, características do Pai dEle, não buscando a Gloria para si, mas para Deus. Que possamos juntas nos esvaziar de toda vaidade e nos encher dEle.


"É necessário que ele cresça e que eu diminua." João 3:30

Comentários

Postagens mais visitadas